top of page
contato811526

Dor no Quadril

O quadril é uma das articulações mais complexas do corpo humano, sua função é unir o osso da coxa com o osso da bacia, permitindo a movimentação das pernas. Esses ossos possuem entre eles uma cartilagem macia que permite o deslizamento estável e indolor e a movimentação da perna em várias direções.

A dor na articulação do quadril pode estar relacionada a doenças, desgastes da cartilagem e traumas. Para saber mais sobre o assunto e quando é recomendado procurar ajuda médica, continue lendo este artigo.

Causas e como prevenir a dor no quadril

Para prevenir a dor no quadril, é importante manter um estilo de vida saudável, com uma boa alimentação e com a prática regular de atividades físicas com postura correta e sem sobrecarga de articulações.

O acompanhamento de um profissional ajuda a determinar a intensidade ideal de exercícios e a identificar erros de postura que podem resultar em lesões. Entre as causas comuns de dor no quadril, estão a tendinite, bursite, artrite, artrose, síndrome do impacto femuroacetabular e fraturas.

Tendinite

A tendinite é uma condição que atinge os tendões, estrutura que faz a fixação dos músculos aos ossos. Acontece quando há irritação ou inflamação da área.

A tendinite afeta pessoas de todas as idades. Geralmente trata-se de uma condição temporária, mas pode vir a se tornar crônica.

Causada por trauma local ou sobrecarga de trabalho no tendão, principalmente quando o paciente possui uma postura incorreta ou um mau condicionamento físico. Pode ser tratada a partir do controle da dor por meio de medicamentos, fisioterapia e acupuntura. Algumas infiltrações, proloterapia, são indicados nos casos crônicos, sem melhora do tratamento conservador, agindo na inflamação e melhorando a qualidade do tendão evitando lesões do tendão.

Após o controle da dor, é iniciado o tratamento para prevenir novos episódios da condição, com a melhora da ergonomia e qualidade muscular. A reabilitação física pode ser necessária para a recuperação da amplitude de movimento.

Bursite

A bursite é a inflamação da bursa, uma bolsa de líquido localizada entre os ossos e estruturas móveis, diminuindo o atrito das articulações. A condição é causada pelo sedentarismo ou pela sobrecarga por excesso de atividade física.

No quadril, a dor causada pela inflamação surge na lateral e pode irradiar pela coxa. O tratamento envolve medicamentos para dor, como analgésicos e anti inflamatórios, fisioterapia e reforço de alongamento. Sendo que nos casos crônicos podemos fazer os tratamentos minimamente invasivos com agulhas guiado por ultrassom, agindo diretamente na inflamação com melhor precisão.

Artrite

A artrite é uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca as articulações, causando inflamação crônica. Além de dores, a condição causa outros sintomas, como rigidez da articulação que melhora com o movimento, aumento de volume no local e irradiação da dor do quadril para a perna.

A dor piora após períodos de repouso prolongado e com a prática de exercícios físicos, mas melhora com a movimentação leve. O tratamento inclui medicamentos para controle da dor e mudanças de hábitos, adotando um estilo de vida mais saudável, com atividade física e controle de doenças associadas à artrite, como hipertensão, diabetes e osteoporose.

Podemos agir no início da doença localmente através da medicina regenerativa, com ácido hialurônico, BMA (aspirado de medula óssea), visando a não evolução natural para artrose.

A fisioterapia e o fortalecimento muscular também são indicados para tratamento da doença.

Artrose

A artrose causa a degeneração da cartilagem da articulação, aumentando o atrito entre os ossos. Os sintomas incluem dor que piora no frio e à noite e limitação de movimentos.

Pode ser dividida entre a artrose primária e secundária. A primária não possui uma causa exata conhecida, sendo mais comum em idosos e no sexo feminino. Já a artrose secundária é adquirida também por pessoas jovens e pode ser causada por doenças do quadril, fraturas e operações.

O tratamento da artrose depende de sua causa, podendo ser conservador ou cirúrgico. No tratamento cirúrgico, é feito o reposicionamento dos ossos do quadril, reparação da cartilagem ou a colocação de uma prótese.

O tratamento conservador da artrose pode ser feito com o uso de suplementos e medicamentos protetores de articulação, mudanças nos hábitos alimentares para evitar o consumo excessivo de açúcar processado, gordura saturada e carboidratos refinados.

O controle do peso, a fisioterapia, o fortalecimento muscular, a prática de atividades físicas e o procedimento de aplicação de substâncias como ácido hialurônico na articulação e estruturas ao redor também ajudam no tratamento não cirúrgico da doença.

Fratura do quadril

As fraturas no quadril são mais comuns em pessoas idosas e que possuem osteoporose ou associadas a trauma. O sintoma mais comum é a dor no local, que piora ao movimentar a perna, ficar de pé ou caminhar. Outra causa de fratura, mais rara, seria a fratura por estresse em praticantes de atividade física ou laboral que faça uma sobrecarga no quadril com movimentos repetitivos.

O tratamento, geralmente, é feito a partir de uma cirurgia para reparação do osso ou, em alguns casos, substituição da articulação por prótese.

Quando procurar um ortopedista?

Quando a dor no quadril surge e impossibilita a realização das atividades do dia a dia ou vem acompanhada de limitação de movimentos, é muito importante procurar ajuda médica. Algumas das causas para a dor no quadril, como nos casos de artrite, podem ser tratadas com maior eficácia quando diagnosticadas no início.

Lembre-se, sentir dor não é normal! Procure ajuda especializada. Não esqueça de agendar sua consulta!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page